Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de junho de 2008

SANTO ANTÓNIO

A paciência é melhor maneira de vencer.
(Santo António)

§§§§§------§§§§§



Hoje é dia de Santo António, que juntamente com S. João e S. Pedro são conhecidos pelos três Santos Populares.
Nascido em Lisboa, 15 de Agosto de 1195, Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo trocou o seu nome por António, ainda estudante no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
Passou uma vida pregando e ajudando os pobres.
Deu aulas de teologia em várias universidades europeias e passou os últimos tempos de vida em Pádua (Itália), onde viria a falecer no dia 13 de Junho de 1231.


- Igreja de Santo António em Lisboa -

(Imagem retirada da net)





- Basílica de Santo António em Pádua -

Na região do Açor, este era um dos santos a que as pessoas recorriam com bastante frequência. Isto porque era costume rezar-se o Responso de Santo António, quando alguém ou alguma coisa andava desaparecida.

Dizia-se que se a pessoa que fazia a oração não se podia enganar, porque se isso acontecesse as pessoas ou coisas não apareceriam.

São várias as versões que conheço do Responso de Santo António, que variam conforme a região. A minha avó quando eu ia para o Sobral ou quando regressava a Lisboa rezava sempre assim:

Ó meu Divino Santo António, ó meu Divino companheiro que está em minha casa com todos os milagres que obraste. Em volta de ti tens os letreiros dos milagres que fizeste.

De coisas perdidas, de gente em viagem, por terras, por estradas e por cidades onde caminha Santo António. Guardai-os bem guardadinhos que não sejam presos, nem mortos, nem de justiça envoltos.

Sei que és muito milagroso, curaste criancinhas, tantos milagres fizeste. Agora te peço todas as coisas perdidas. Quem nas achou não possa comer, nem dormir, nem descansar enquanto ao seu dono não lhe forem entregues.

Tu, milagroso Santo António, meu Divino companheiro espero que todas as viagens que eu fizer, de noite ou de dia, me cubram com a tua capa.

Serei bem louvado. Tudo quanto te pedir eu serei atendida, porque és milagroso, tantos milagres tu tens feito.

Obrigada milagroso Santo António porque eu tenho muita Fé em Ti, tenho Fé em Ti que eu serei atendida.


Sem comentários: