Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

85 Anos

Nos olhos do jovem arde a chama. Nos do velho brilha a luz.
(Victor Hugo)

§§§§§------§§§§§

Hoje foi o dia de aniversário da minha sogra. 85 anos de trabalho intenso vividos no Porto Silvado. Ali se casou e viu partir o marido para Lisboa, em busca de emprego que lhe garantisse melhores condições de vida para a família. Ali criou os seus três filhos até à idade de os mandar também para Lisboa, para se fazerem uns "homens" à medida que se acabavam de se criar.
Foi uma vida de grande sofrimento físico e psicológico, quer calcorreando as veredas íngremes das encostas montanhosas quer desbravando os terrenos que, por vezes, produziam pouco mais que nada, sempre separada dos seus familiares mais queridos.
Foi uma vida dura. Era a vida da maior parte das mulheres da serra.

E agora, chegada aos 85 anos, já sem forças e carregada dos sofrimentos próprios da idade, passa a vida a queixar-se das dores que não a deixam trabalhar.
Abençoados 85 anos, pois à minha volta vejo muita gente nova que procura a melhor maneira de não fazer nada, enquanto o que ela desejava era apenas poder trabalhar...



3 comentários:

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Lourdes
A senhora sua sogra é um bonito exemplo de vida. Por favor, transmita a ela meu parabéns não só pelo aniversário, mas também por tão bem ter sabido conduzir sua vida, sem esmorecimentos.
bjs

MGomes disse...

É na verdade uma idade bonita!Os meus parabéns à senhora... sua sogra!

Anónimo disse...

Um abraço de parabéns do
Rouxinol de Pomares