Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Porque é Fim de Semana... Pardieiros

Vamos continuar na serra do Açor, nomeadamente na freguesia da Benfeita, durante mais um fim de semana.
Após a visita à Fraga da Pena, seguimos para a povoação mais próxima - os Pardieiros. Esta aldeia é  a única que fica dentro da zona da paisagem protegida da Serra do Açor bem próxima da mata da Margaraça.


A Fonte Velha e o lavadouro comunitário foram construídos em 1922 e desempenharam um papel fundamental na aldeia, era o único local onde se ia buscar água para consumo doméstico e onde se lavava a roupa, reunindo deste modo bastantes pessoas, principalmente mulheres.
O padroeiro da aldeia é o São Nicolau, havendo também a capelinha da Senhora da Saúde, muito venerada e mandada construir em 1908 por um senhor de Lisboa muito amigo de Pardieiros e devoto de Nossa Senhora da Saúde.
Nos Pardieiros podem encontrar-se alguns artesãos de ferramentas em punho a esculpir pequenos toros de madeira do qual resultarão colheres de pau, uma arte que ninguém sabe muito bem como nasceu mas que aqui tem expressão, mantendo-se até aos dias de hoje. Houve períodos em que existiam 30 a 35 colhereiros a tempo inteiro.


Por hoje ficamos por aqui, deixando a Mata da Margaraça para uma próxima visita.


Fonte e imagem: http://www.aldeiasdememoria.com


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: