Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Porque é Fim de Semana... Moura da Serra

Após o périplo pelas aldeias da freguesia da Benfeita, continuamos a subir a serra. Chegamos então  à mais recente freguesia do concelho de Arganil, a Moura da Serra.
Tal como o nome indica, esta é uma aldeia muito antiga mas desconhece-se a data da sua fundação. No entanto, sabe-se que  os romanos iniciaram a exploração de estanho e ouro na região,  para além de uma pastora ter descoberto  moedas romanas nas terras da freguesia.
Na altura da fundação das aldeias de Relva Velha e Monte Frio, em 1345,  aparece a primeira alusão à Moura, que mais tarde passou a denominar-se  Moura da Serra.
 Inicialmente, pertenceu ao Couto de Avô. Mais tarde, fez também parte do concelho de  Avô, até à sua extinção em 1855.  A partir de então, Avô passou a ser a sede de freguesia e o concelho Oliveira do Hospital. Só em  1962, a  Moura da Serra     passou a ser sede de freguesia integrando as povoações de: Valado, Moura, Casarias, Relva Velha, Parrozelos e Mourísia.
 
 
 
Na aldeia, existe uma pequena igreja dedicada ao Divino Espírito Santo e bem próximo a torre do relógio.
Na escola, já desativada, situa-se a sede da Junta de Freguesia e, bem próximo, existe um ringue para a prática desportiva, com os respetivos balneários.
Existe também a Casa do Povo, onde os seus habitantes se encontram e convivem e onde funciona o posto de saúde.




Fotos da Net
 
 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.


1 comentário:

alfacinha disse...

Adorei das minhas férias, ali a Serra de Açor é um paradiso para caminhantes e amadores do ar fresco , colinas verdes e águas cristalina . Cumprimentos .