Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aldeias homónimas: Balocas

Continuando na descoberta de aldeias com nomes iguais a localidades da serra do Açor, temos hoje Balocas, aldeia do concelho de Seia.
 

 
É uma pequena aldeia rica em beleza e na qualidade das gentes. Localiza-se no extremo Norte da Serra do Açor paredes meias com o Parque Natural da Serra da Estrela.
A origem desta aldeia serrana remonta ao século XVII como comprovam os registos históricos, no entanto é provável que já anteriormente fosse ocupada sazonalmente por comunidades de pastores.
Outrora toda a área envolvente a Balocas fora coberta por vastas florestas de caducifólias, comuns aquelas que cobririam as serras da Cordilheira Central. Como o processo de humanização da paisagem, a densa floresta autóctone deu lugar a clareiras onde se praticava a pastorícia e o cultivo de centeio. No período de ocupação romana foi introduzido o castanheiro (castanea sativa), arvore que desde há muito se encontra presente nas encostas de Balocas, como se pode comprovar pelos seculares castanheiros ainda existentes. Durante o século XX as comunidades silvo pastoris de Balocas e da Região da Beira Serra viram as suas pastagens, então muito degradada, serem substituídas pela monocultura do pinheiro bravo (pinus pinaster). Hoje também este já rareia fruto da nefasta acção dos fogos de Verão.
Muito peculiar é a forma como as encostas apresentam uma paisagem humanizada com os seus inúmeros socalcos agrícolas e casas de xisto , algumas das quais expondo já o abandono que a desertificação do interior acarreta, mas reflectindo ainda um estilo de vida ancestral de plena cumplicidade com a natureza.
 
 

Existe, não muito longe, no concelho de Tábua,  uma outra aldeia com o mesmo nome.
 


Fonte e Fotos: http://uniao-balocas.com/balocas


 
Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: