Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Porque é Fim de Semana: Anceriz

O nosso périplo pelas freguesias da serra do Açor leva-nos hoje até Anceriz.
 


Foto: Rui Gama

Anceriz ou Anseriz  é uma povoação muito antiga, sendo o topónimo de origem gótica , havendo também alguns vestígios  romanos na freguesia, como é exemplo a calçada  que liga à vila de Avô. Pertenceu ao concelho de Avô até 1855, data em que foi extinto e integrado no concelho de Oliveira do Hospital, passando Anceriz a ser mais  uma das freguesias do concelho de Arganil.
Este ano, devido à reforma administrativa nacional, passou   a fazer parte da União de Freguesias de Vila Cova do Alva/Anceriz.
Para além da Igreja Matriz que tem por orago São Bento, existem na povoação a capela de Sto. António e a capela de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz  cuja festa  no 3º domingo de Agosto, é uma das maiores manifestações de fé da região. 
 


Foto: Os Gorgulhos



Do pouco que se conhece da história desta localidade,transcrevo de seguida,  trechos de dois sites que encontrei na net.


De: http://copje.no.sapo.pt


"Tal como nos aspectos eclesiástico e administrativo, Anceriz foi senhorialmente dependente das vicissitudes de Avô, pois quando D. Afonso Henriques estava nas conquistas das terras aos muçulmanos, D. Egas Moniz e seu neto, Pedro Afonso Viegas, viram-se obrigados a lutar contra os que invadiam aquelas terras. Perante as dificuldades em vencer o inimigo, D. Egas Moniz, talvez numa tentativa de incentivo à vitória, havia prometido a seu neto que se dali saíssem vitoriosos, as terras em causa seriam dele e da sua futura esposa D. Urraca Afonso, filha bastarda de D. Afonso Henriques. Com efeito, uma das primeiras referências ao nome da povoação de Anceriz é feita na doação da vila de Avô a Pedro Afonso Viegas e sua esposa D. Urraca Afonso, em Janeiro de 1185."
 
Do:   Solar Beirão


 "A primeira referência histórica, de que temos conhecimento, é a doação do castelo de Coja à Sé de Coimbra, feita no mês de Novembro de 1122, nos seguintes termos:"... quomodo dividitur cum violo Avolo per illam aquam de Anceriz usque...". Em 1206, no Livro das Kalendas da Sé de Coimbra, aparece a seguinte frase: " per reditus quintane de Auxarix es in termino de Avoo..." Segundo o Cadastro da População do Reino, feito por ordem de Dom João III, no ano de 1527, "...os termos da vila de Avô, eram: Anceriz, Casal do Piodam, Casal do Chãos d´Égua, Sorgaçosa, Foz de Moura, Casarias e casal do Colquorinho...". Os moradores de Anceriz já nessa época eram de 255, mais do que hoje. O seu nome aparece igualmente na doação da vila de Avô a D. Urraca Afonso, em Janeiro de 1185. O historiador Padre Cardoso diz que " Anceriz é um lugar que fica na Província da Beira, bispado em Coimbra, arcediago de Seia, comarca da Guarda, termo da vila de Avô, que donde lhe pagam jugadas e foros, porém as justiças são postas por El-Rei. Fazem parte desta Freguesia os lugares seguintes: Santo Ildefonso, Carvalhas, Espinhal, Ribeira das Casas e Vale de Freixo."
Manuel Fernandes

 
 
 


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.






 

(Prof. Manuel Fernandes)

Sem comentários: