Powered By Blogger

terça-feira, 25 de março de 2014

Marrocos: Casablanca II

Casablanca, sendo uma cidade costeira, tem uma zona de praias, hotéis e restaurantes,  que se prolonga ao longo de vários quilómetros. 

Avenida La Corniche:
Casablanca2120118 (2)
Esta  avenida faz parte duma das zonas mais concorridas  e interessantes da cidade, muito próxima da Mesquita Hassan II. Dum lado, o mar, hotéis, esplanadas e piscinas. Do outro, luxuosas vivendas e jardins bem cuidados e florescentes.
Casablanca2120107 (2)

Ali podemos ver lado a  lado bairros de lata co-habitarem com residências de luxo, o que faz de Casablanca uma cidade de contrastes.


Casablanca2120123 (2)

Medina:
Continuando o passeio pelas ruas desta que é a maior cidade de Marrocos, temos infalivelmente que passar pela Medina e viver todo aquele ambiente tradicional dos países árabes. Destavam-se os vendedores de "tudo e mais alguma coisa", embora já muito virados para o comércio de roupas europeias, onde os vendedores desafiam qualquer transeunte a regatear preço.

Casablanca2120125 (2)
As lojas tradicionais sucedem -se, ladeando ruelas estreitas e escuras, onde o cheiro nem sempre é agradável. Os habitantes têm um aspeto pobre e os estabelecimentos muito degradados. No entanto, no meio de toda aquela pobreza, as antenas parabólicas cobrem totalmente os terraços das casas.

Palácio Real:


Casablanca2120138


Num país governado por uma monarquia, não podíamos deixar de dar uma vista de olhos ao palácio real. É uma construção moderna, mas tem, bem visíveis, alguns aspetos da arquitetura árabe, pois, o palácio é utilizado apenas para descanso, congressos, visitas de chefes de estado ou monarcas estrangeiros. A residência oficial da família real localiza-se em Rabat, a capital administrativa do país.
Casablanca2120141



Não sendo uma cidade característica dos países árabes,  é de realçar os grandes parques repletos de vegetação e as longas alamedas ladeadas por palmeiras tamareiras, que conferem a Casablanca mais sombra e frescura.

 Igreja Católica de Nª Sª de Lourdes:
Casablanca2120164

Já ao fim da tarde, o guia fez-nos uma surpresa e levou-nos a visitar a única igreja católica, que funciona na cidade.


Casablanca2120159
Dedicada a Nª Sª de Lourdes, tem no seu interor magníficos painéis de vitral, cuja grandiosidade contrasta com a simplicidade do seu exterior, onde a imagem da Imaculada Conceição, numa gruta escavada na rocha, sobressai aos nossos olhos.

Casablanca2120162






Em Marrocos predominam as três mais conhecidas religiões: muçulmana, judaica e católica que convivem sem problemas de fundamentalismo.

Casablanca2130179A visita a Casablanca não estaria completa, sem uma visita ao   Rick's Café, local que inspirou o filme com o nome da cidade. O jantar estava agendado para esse mítico local, onde saboreámos a gastronomia marroquina, num ambiente de grande requinte e romantismo.


Casablanca2130186










Pelo caminho pudémos contatar o movimento noturno deste local. À ida, em hora de ponta, a confusão no trânsito era caótica, mas, no regresso, já quase não se vai nem pessoas, nem automóveis.

Este foi o último dia passado em Casablanca que não achei nada de especial. 
Segue-se a viagem rumo a Marraquexe, onde penso encontrar mais atrativos.





Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: