Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de março de 2014

Porque é Fim de Semana: Freguesia do Sarzedo

Porque é fim de semana, vamos partir à descoberta de mais uma freguesia do concelho de Arganil e ,desta vez, vamos até ao Sarzedo, uma povoação situada nos arredores da sede de Concelho. 

Vista para Sarzedo - EN342
Sarzedo
Esta freguesia fazia parte do Curato do Vigário de Arganil e respectiva Colegiada. O topónimo deriva do termo latino ceresia (cereja) o que leva a acreditar que na região existiram muitas cerejeiras. 
O Sarzedo é banhado pelo rio Alva, que lhe confere  uma beleza acrescida.






Praia Fluvial de Valeiro do Barco / Sarzedo
Praia fluvial
   
Por entre salgueiros e amieiros surge uma excelente praia fluvial  que proporciona a quem visita a povoação uns bons mergulhos nas suas águas límpidas e  cristalinas. Um Parque de Campismo  possibilita umas excelentes férias em contacto direto com a natureza num ambiente de calma e tranquilidade.

Igreja do Sarzedo
Igreja Matriz





O padroeiro do Sarzedo é S. João Batista e a  igreja matriz, que lhe é dedicada,data da segunda metade do século XVIII.Tem no seu altar um retábulo em talha que se pensa ter pertencido a um outro templo da região; num  dos altares laterais existe uma imagem muito  antiga, talvez do século XV, representando a Virgem com o Menino; a pia batismal, em granito, é também um belo exemplar  digno de ser apreciado.

             
Miradouro
Miradouro

 
Para além da igreja matriz, da praia fluvial e do parque de campismo, há outros locais de interesse para qualquer turista visitar  com o são os casos dos Mira­douros do Canto e da Costa da Brulha, Casa das Cruzes, Cruzeiro,...
Desta freguesia  fazem também parte os lugares de  Malhadinha, Gândara Chã, Barreiros e Casal de Sarzedo.

Vista panoramica, sencivelmente de Nascente para Poente da aldeia do Sarzedo
Sarzedo
Fotos: Panoramio

Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: