Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Porque É Fim de Semana: Ponte da Mucela

Continuamos à descoberta da freguesia de S. Martinho da Cortiça com a Ponte da Mucela, uma povoação com origens muito remotas,  comprovada pelos silhares romanos existentes na estrutura da ponte sobre o rio Alva, pertencentes à antiga ponte que fazia parte da estrada romana que ligava Coimbra a Salamanca e pelo  aparecimento de  moedas e medalhas romanas em alicerces de casas.

A História cruzou-se com esta povoação pois, em 1811 durante  a terceira invasão francesa, os seus habitantes deram luta aos invasores que  saqueavam, incendiavam e abusavam das mulheres nos locais por onde passavam, deixando a miséria e desolação após a sua passagem. Na Ponte da Mucela  um dos arcos da ponte  foi desmontado dificultando a retirada dos franceses. 
Mais tarde, a Ponte da Mucela foi também vítima da guerra civil em Portugal, entre absolutistas e liberais.
A aldeia é atravessada pelo rio Alva, tendo a ponte a unir as duas margens e os dois concelhos a que pertence : Vila Nova de Poiares e Arganil.


O ex-libris desta localidade é a sua ponte de estilo gótico civil, mandada construir pelo tesoureiro de D. Dinis,  no local onde existiu a original ponte romana. Tem quatro arcos, dois grandes sobre o rio e dois mais pequenos dos lados da aldeia.
A Ponte da Mucela tem a sua festa anual em honra de S. João a  24 de Junho.




Fotos da Net


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: