Powered By Blogger

terça-feira, 22 de julho de 2014

Lisboa - Igreja de São Roque

Não há dúvida que Lisboa é uma cidade muito interessante sobre vários aspetos. Nela nasci e cresci mas confesso que muitos locais por onde passava quase diariamente me passaram despercebidos. É o caso da igreja de São Roque, ali bem pertinho do Chiado e do Bairro Alto. Cheguei a assistir a cerimónias religiosas nesta igreja quando era criança, altura em que  ainda não estava desperta para o valor real das coisas.
Image and video hosting by TinyPic

Por essa razão, fiz há tempos, uma visita não só à igreja como também ao museu que lhe está adjacente.
Será este o tema dos posts dos próximos dias.
A Igreja foi construída com a finalidade   de ação catequética por parte  dos Jesuítas, num local onde se encontrava uma antiga ermida manuelina,erguida em honra de S. Roque, para proteger os habitantes de Lisboa contra a peste.
A igreja é composta por uma nave, a capela-mor  e oito capelas laterais:


Image and video hosting by TinyPic


As paredes laterais desta igreja são encimadas por pinturas representando episódios da vida do  fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola e por várias janelas que iluminam o interior  deste magnífico templo. 

Image and video hosting by TinyPic  
O teto da Igreja  é o original, pintado em madeira e resistiu ao passar dos tempos.

Image and video hosting by TinyPic

No coro sobressai o órgão de tubos, que originalmente se situava na Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara e que foi  transferido para esta igreja  em 1844.

Image and video hosting by TinyPic

A Sacristia, é também digna   de visita. Repleta de pinturas de grande valor artístico, onde muitas delas são alusivas à vida deSanto Inácio de Loyola", o fundador da Companhia de Jesus. 
Após a expulsão dos jesuítas de Portugal, a Igreja e a Casa Professa de S. Roque foram doadas, por alvará régio de D. José I, à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com todos os seus bens.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: