Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aldeias Homónimas: Pisão

No país há várias localidades com o mesmo nome. Já aqui  referi  várias e, desta vez, as povoações têm o topónimo Pisão.
No concelho de Arganil e na freguesia de Coja existe uma aldeia com este nome.
O orago é S. Miguel em cuja capela  existe  um retábulo da segunda metade do séc. XVIII e uma escultura de S. Miguel, em pedra, do séc. XVII, representando-o como guerreiro.


No vizinho concelho da Pampilhosa da Serra, existe outra aldeia com o nome Pisão, situada na margem direita do rio Zêzere.  É a mais pequena localidade da  freguesia de Dornelas do Zêzere, apenas com treze casas de habitação.

No concelho de São Pedro do Sul, vamos encontrar outro Pisão na freguesia de Carvalhais.
Esta pequena aldeia beirã é bastante conhecida devido ao seu parque florestal, que  possui diversas valências propícias para campismo, turismo rural e desportos, entre outras. Possui um parque de merendas muito bem equipado  e uma série de moinhos de água operacionais tanto ao gosto dos turistas.

Mais a sul, em pleno Alentejo, outro Pisão. Pertence ao concelho e freguesis do Crato.
É também uma pequena aldeia, situada a 8 km da sede de freguesia e  concelho, num vale na margem direita da Ribeira de Seda. É bastante conhecida devido ao projeto hidro-agrícola da barragem do Pisão.




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

2 comentários:

Unknown disse...

Parece que os nomes de algumas aldeias se repete,mas haverá sempre um modo de as tornar distintas umas das outras pelas zonas geográficas e concelhias.
Aqui perto, também existe um lugar que se chama Pisão - Parque de Merendas da Bajouca - Leiria

Manuel Tomaz disse...

E eu que conheço bem esse Parque de Merendas, pois vou muitas vezes à Guia-Pombal