Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Porque É Fim de Semana: Alvoco das Várzeas

Porque é fim de semana vamos continuar a percorrer as aldeias da serra do Açor. Deixámos a freguesia de Aldeia das Dez na Ponte das Três Entradas e vamos seguir ao longo do Alvoco até Alvoco das Várzeas.
A origem de Alvôco das Várzeas perde-se nos tempos devendo ser anterior à nacionalidade pois foram descobertas na região algumas peças da era românica. 


Na aldeia existem vários locais de interesse  histórico e paisagístico. Destacam-se a Ponte Medieval e  a praia fluvial no rio Alvoco.

A bonita ponte  do século XIV, apesar de ser conhecida como “ponte romana” é gótica e foi classificada como Monumento Nacional.
Junto à ponte,  localiza-se a praia fluvial servida por um excelente parque de merendas, numa zona exuberante de frescura e verdura, com uma espetacular vista para a serra da Estrela.
Na povoação pode também  visitar-se a Igreja Matriz, uma bela obra arquitetónica do século XIX, que tem como padroeiro Santo André. 
Alvoco das Várzeas é sede de freguesia,  à qual pertence também a povoação de Parente, também ela situada à beira do Alvoco.


Tem como padroeira Nossa Senhora da Luz, venerada numa capelinha do século XX,  onde foram utilizados os materiais tradicionais da região num projeto de  arquitetura moderna.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





Sem comentários: