Powered By Blogger

terça-feira, 5 de maio de 2015

Grécia - Atenas

Continuo em Atenas, para partilhar mais algumas imagens desta bonita  cidade, onde a  história se cruza frequentemente com  a mitologia.
Aos pés da Acrópole, chamam-nos a atenção as ruínas do templo de Zeus, que foi um dos maiores e mais famosos templos da Grécia antiga.

Atenas Templo de Zeus

A sua construção teve o seu início no século 6 a.C. por Pisístrato, mas só foi concluído no reinado de Adriano, que o dedicou a Zeus Olímpico, decorando-o com estátuas de deuses e personificações das províncias romanas, além de uma grande estátua de ouro e marfim de Zeus. Era composto por 104 monumentais colunas coríntias, das quais apenas  restam 15.
Junto ao  Templo, separando a cidade antiga (de Teseu) da moderna (de Adriano) destaca-se o Arco de Adriano, construído com mármore do monte Pentélico .

Atenas Porta de Adriano

Para além dos monumentos  que nos foram dados a conhecer  pela História, em Atenas podemos encontrar muitos outros de vários estilos ( bizantinos, medievais e mais recentes), que merecem uma visita.

Atenas Igreja Ortodoxa de Panaghia Kapnikare
Mas Atenas tem mais  para oferecer a quem a visita. 
Eis mais alguns pontos de interesse:

Atenas Render da Guarda
O render da guarda em frente ao Parlamento, bem em frente à praça Sintagma, a mais conhecida da capital da Grécia.

Atenas Estádio Panatenaico
O estádio olímpico  Panatenaico,  construído em 566 a.C e reconstruído em 329 a.C inteiramente em mármore branco. Em 1870 suas ruínas foram restauradas e em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.


Atenas Biblioteca Nacional A Biblioteca Nacional que, com mais outros dois edifícios, fazem parte duma trilogia de edifícios neoclássicos da cidade de Atenas.

Atenas A Universidade A Universidade faz também parte da “trilogia neoclássica” da cidade de Atenas. Foi construída entre 1839 e 1864 e hoje serve como sede da Universidade de Atenas.

Atenas AcademiaA Academia é o outro edifício que faz parte da “trilogia neoclássica” da cidade de Atenas.

Atenas Plaka

A Plaka, o bairro mais turístico do centro histórico da cidade. Formado por estreitas e  ruelas, nele se  encontram grande parte das lojas comerciais da cidade. Ali abundam os restaurantes típicos (tabernas) e toda a espécie de lojas de artesanato, que fazem as delícias dos turistas.
Por hoje ficamos por aqui. Amanhã continuarei a partilhar alguns dos aspetos mais interessantes desta viagem.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.

Sem comentários: