Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Almada: Solar dos Zagallos 3


O Solar possui três capelas. A primeira a ser construída foi a Capela de Santo António da Sobreda, anexa ao Solar. As outras  ficam situadas no jardim, sendo a mais antiga a Capela do Senhor dos Passos e a mais recente a Capela de Santo António do Caiado.

A Capela de Santo António da Sobreda tem planta longitudinal, composta, irregular. No interior, podem-se apreciar um rico revestimento azulejar das paredes e a cobertura em abóbada de berço, pintada com simbologia litúrgica.

Como os Zagallos permitiam a utilização da capela pela população da Sobreda, assistiam  às cerimónias religiosas numa varanda que ligava ao solar, separando assim a família   dos outros crentes.
 

Na Capela-mor, sobressai o altar do período barroco em talha dourada formado por três nichos sendo o da esquerda ocupado pela imagem do orago datado do séc. XVII



A Capela do Senhor dos Passos fica situada na alameda principal do jardim, encontra-se uma capela dedicada ao Senhor dos Passos, de arquitectura barroca, onde se  encontra sepultado Francisco de Paula Carneiro Zagallo e Mello.




Contém no seu interior painéis de azulejos representando a parábola do filho pródigo e, na fachada, o calvário de Jesus.




Ao fundo do jardim, em terrenos que haviam pertencido à Quinta de Santo António do Caiado, encontra-se a Capela de Santo António do Caiado

É um pequeno espaço de culto no qual se destaca o altar revestido de azulejos e o tecto de embrechados (revestimento decorativo feito com conchas, fragmentos de faiança, de rochas e vidro).




Obrigada pela sua visita. Volte sempre.



Sem comentários: