Powered By Blogger

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Pelos Caminhos de Portugal: Podence

Podence é uma freguesia portuguesa do concelho de Macedo de Cavaleiros, que outrora  dava pelo nome de Nossa Senhora da Purificação e pertencia ao concelho de Bragança.


Esta localidade tornou-se conhecida pelo seu Carnaval que tem conseguido preservar uma tradição ancestral, até a os dias de hoje.
Nesta época, os rapazes saem à rua com máscaras e fatos que eles próprios confecionam - os caretos.

A máscara, feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas ( amarelo, vermelho ou preto), donde sobressai um grande e pontiagudo nariz.
Os  fatos têm cores garridas e  são feitos de colchas com franjas de lã vermelha, verde e amarela, adornados com chocalhos, que os rapazes abanam provocando grande barulheira nos locais por onde passam.

Durante o Entrudo, os Caretos,  apoiados num pau e escondidos atrás duma máscara, correm pelas  ruas da povoação, fazendo inúmeras tropelias e  grande algazarra, tentando apanhar alguma rapariga desprevenida(o seu alvo preferido) para a chocalhar. 
Nestes dias tudo é permitido, pelo que, as raparigas assistem, das janelas, à sua passagem divertidas e em segurança.
Ao longo dos anos esta tradição foi ganhando notariedade e, actualmente, os Caretos são já convidados para  manifestações etnográficas em outros pontos do país e além fronteiras.

A fama dos Caretos em Podence encontra-se perpetuada desde 2004 na Casa do Careto, onde para além duma mostra  permanente  de Caretos, existem salas para realização de eventos variados e uma tasquinha regional.

Esta é uma localidade em que o  Carnaval é genuíno e que  que teima em manter as nossas tradições  ao contrário doutras  que tentam imitar os brasileiros perdendo a autenticidade das nossas raízes.



Obrigada pela sua visita. Volte sempre.




Sem comentários: