Powered By Blogger

sexta-feira, 4 de março de 2016

Porque é fim de semana: Freguesia de Unhais o Velho

Porque é fim de semana, vamos partir à descoberta doutra localidade da serra do Açor. Continuamos no concelho da Pampilhosa da Serra mas vamos  mudar de freguesia e partir à descoberta das aldeias da freguesia de Unhais o Velho.
Começamos pela sede de freguesia que se desenvolveu por entre os meandros do rio Unhais  e se crê ser bastante  antiga. Pensa-se ser habitada anteriormente ao século XII  mas sabe-se que na Idade Média a freguesia pertencia ao concelho da Pampilhosa da Serra passando depois  para o de Fajão. Finalmente, em 1855, passou novamente para o concelho de Pampilhosa da Serra.


Também não existem provas da origem da paróquia mas sabe-se que, inicialmente,  pertenceu à de Santa Maria de Fajão, instituída pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e que tinha como donatário o Convento de Folques.
Em Unhais o Velho existem vários templos religiosos:
- A Igreja Matriz tem como padroeiro  S. Mateus, não se conhecendo ao certo, a data da construção primitiva  que, ao longo dos tempos, sofreu várias modificações.  Sabe-se que foi reconstruída em 1824 e ampliada em 1865. 
Para além de São Mateus, tem ainda as imagens  de S. Domingos,  S. Pedro, Santo António, S. Vito, Nª. Sª. de Fátima, Nª. Sª. do Rosário e Sagrado Coração de Jesus.
- A Capela   do Senhor da Saúde, junto à Igreja Paroquial, tem planta hexagonal e conta mais de 200 anos, tendo em conta inscrição do benemérito que a mandou construir: 
 “M.F.O.   O  SENHOR DA SAÚDE A JOAQUIM DSOUSA MACHADO  DALGARES  C.  OFERECENDO-SE AO Dº Sº O LIVROU D’HUAS TERRÍVEIS SESÕES  1771”.
- A Capela  de S. Sebastião, junto do antigo Cemitério, construído em 1865.
Da freguesia fazem também parte as aldeias de Portela de Unhais, Malhada do Rei, Meãs,
Aradas, Póvoa da Raposeira, Seladinhas e Arranhadouro, que irão ser alvo dos próximos posts de sexta feira.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.








3 comentários:

Maria Rodrigues disse...

Excelente reportagem, lindas fotografias.
Beijinhos
Maria

J. Santos disse...

Isto é Unhais-o-Velho (Pampilhosa da Serra) e não Unhais da Serra Covilhã)

Lourdes disse...

Joaquim Santos, tem toda a razão.
Toda a descrição foi feita tendo em conta Unhais o Velho. Na altura de escrever o título,houve um lapso devido à semelhança de topónimos. Obrigada pela chamada de atenção. .