Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Esta Lisboa Que Eu Amo: Avenida da Liberdade

Uma das mais importantes artérias da cidade de Lisboa dá pelo nome de Avenida da Liberdade e surgiu fazendo parte do projeto do Marquês de Pombal, para a reconstrução da cidade após o terramoto de 1755. 

Nessa altura, cingia-se apenas à parte localizada  junto à praça dos Restauradores, que com ele formavam o “Passeio Público”.
Rodeado por muros e portões, era utilizado como espaço de lazer, apenas pelos membros da elite da época.
Após a tomada do   poder pelos Liberais,os muros foram derrubados e  o "Passeio"  passou, então, a ser totalmente público.

A Avenida atual foi construída entre 1879 e 1882, tendo como inspiração os Campos Elísios, em Paris. Tinha cerca de 90 metros de largura, um belo pavimento bem representativo da calçada portuguesa, árvores de grande porte, estátuas,  lagos e fontes ornamentais. 
Nela podemos encontrar os mais elegantes estabelecimentos comerciais, lojas de renome onde se podem encontrar as  marcas de grife mais conhecidas e os escritórios das firmas mais conceituadas. 

Passeando por esta artéria lisboeta, para além de podermos apreciar todo o glamour das lojas, podemos usufruir dum espaço bonito e agradável ou refrescar-nos numa das várias esplanadas espalhadas ao longo desta extensa avenida.


Obrigada pela sua visita. Volte sempre.





Sem comentários: