Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Cheesecake Mesclado de Framboesa

Ingredientes da base:
1 xícara de biscoitos tipo 'Maria' triturados [meça depois de triturar];
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida.
Ingredientes do coulis de framboesas:
200g de framboesas [ou mirtilos, ou morangos, ou manga, ou amoras];
2 colheres de sopa de açúcar.
Ingredientes do creme de queijo:
750g de cream cheese de boa qualidade em temperatura ambiente;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
Raspas de 1 limão [a receita não pede, mas eu acho fundamental];
1 pitada de sal;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 colher de sopa de farinha de trigo [ajuda a não rachar];
1 colher de sopa de suco de limão [também acho necessário];
4 ovos, em temperatura ambiente;
Água fervente para o banho-maria.
Prepare a base:
Pré-aqueça o forno a 180 graus;
Envolva uma forma de 23cm de diâmetro de fundo falso em 2 folhas de papel alumínio, cobrindo fundo e laterais pelo lado de fora - assim não tem perigo da água do banho-maria entrar na forma pela fundo removível. Reserve.
Misture os biscoitos triturados fininho com a manteiga, até formar uma farofinha húmida.
Usando as costas de uma colher, pressione essa mistura sobre o fundo da forma preparada, formando a base do cheesecake. Leve ao forno por 10 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.
Abaixe o forno para 160 graus.
Prepare o coulis de framboesa:
No liquidificador, bata as frutas com o açúcar por 30 segundos. Passe por uma peneira fina, para retirar as sementinhas, e reserve.
Prepare o creme de queijo:
Misture as raspas de limão com o açúcar, apertando com as pontas dos dedos para o sabor se espalhar pelo açúcar. Reserve.
Bata o cream cheese na batedeira, em velocidade média e usando o garfo tipo 'raquete', por 3 minutos, até ficar bem macio. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar, batendo até incorporar. Adicione a baunilha, a farinha e o suco de limão e bata para incorporar.
Em velocidade médio-baixa, adicione os ovos, um por vez, batendo por 32 vezes [conte as voltas da batedeira planetária ou os segundos, se sua batedeira não for planetária] antes de adicionar o próximo ovo, lembrando de raspar as laterais da tigela com uma espátula.
Cubra a base pronta com o creme de queijo.
Mesclando o cheesecake:
Usando uma colher, distribua gotas grandes do coulis de framboesa, formando pequenos círculos sobre toda a superfície do creme de queijo [provavelmente vai sobrar coulis, que você pode guardar na geladeira para servir com o cheesecake]. Use um palito para mesclar o coulis com o creme, fazendo movimentos circulares.
Coloque a forma dentro de uma assadeira funda. Leve para a gradinha do forno e só então adicione a água fervente à assadeira, o suficiente para chegar a metade da altura da fôrma de cheesecake. Feche o forno e asse por cerca de 65 minutos [ o meu demorou 75 minutos], até que as laterais estejam firmes mas o centro ainda 'trêmulo' [balance devagar a forma para descobrir se está no ponto].
Transfira o cheesecake para uma gradinha e deixe esfriar completamente. Depois leve à geladeira por 6 horas, ou de um dia para o outro.
No momento de servir, passe uma faquinha sem serra entre a forma e o cheesecake, para desgrudar o creme, e desenforme. Sirva com o coulis restante.


Obrigada pela sua presença. Volte sempre.

Sem comentários: