Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Porque É Fim de Semana: Esporão e Folgosa

Porque é fim de Semana, vamos continuar a percorrer algumas povoações do concelho Góis.

Hoje são duas as povoações escolhidas.

Esporão: 

Esta localidade fica situada na encosta nascente do Penedo de Góis e é atravessada pela  Estrada Nacional 2.

Esporão tem uma origem bastante remota, embora não se conheça a sua origem. Os documentos mais antigos que se conhecem,onde  o nome da aldeia já vem mencionado, são  século XVI, época em que D. João III mandou fazer o cadastro do reino.

Crê-se que o seu topónimo deriva da sua localização junto ao penedo. "Esporão"-prolongamento de contraforte montanhoso ou de uma vertente.  

Sob o ponto de vista religioso, o Esporão tem como orago São Miguel.

Ainda antes da construção da capela da aldeia, o padre António Lopes Falcão, pároco da freguesia de Góis, fez doação de uma capela à povoação, para “invocação das almas”, em escritura pública de 29 de Janeiro de 1754. Pensa-se que a capela foi inaugurada em 1755 e que, nessa altura, se escolheu  o padroeiro São Miguel, Arcanjo ligado à invocação das almas.



Folgosa:

A aldeia de Folgosa fica situada no alto num promontório sobranceiro ao rio Ceira. 
Conta-se que  era a primeira aldeia no Concelho de Góis e que aparece  no censo de 1527 do Concelho de Góis com nove fogos permanentes. 
Uma das razões para que, no passado, se tenha desenvolvido foi o facto de se localizar numa velha rota de comércio. 

Conta a lenda  que  um homem subia um íngreme carreiro  em direcção à Folgosa. Ao atingir um local mais assente, respirou fundo e gritou: ”Fol goza!” 
Diz-se que este acontecimento deu origem ao nome da aldeia.
A Folgosa tem como orago  São Simão e a sua capela é bastante antiga (pensa-se ter mais de 300 anos). Este templo tem arquitectura própria de igreja com arco a separar a nave da Capela-Mor e os tectos forrados de madeira  onde sobressaem quatro pinturas representando  os quatro Evangelistas.








Obrigada pela sua presença. Volte sempre.




Sem comentários: