Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Porque É Fim de Semana: Boiça, Obrais, Mega Cimeira, Varzina e Pisão

Porque É Fim de Semana, continuamos à descoberta  das aldeias do concelho  de  Góis que  pertencem  à  freguesia  de Alvares.
Hoje vamos conhecer mais quatro localidades.
Boiça
 
Esta é uma pequena povoação situada perto do limite dos concelhos de Góis com o de Castanheira de Pera.

Obrais
Obrais é uma pequena povoação, outrora muito povoada mas que se encontra praticamente deserta de pessoas.
Da antiga capela em honra de Nossa Senhora do Livramento, restam o campanário e um Missal que tem a data de 1795. Inicialmente seria particular, mandada construir no século XVII, por um padre que ali residiu e  foi sepultado. 
(Foto de Monografia da Freguesia de Alvares)

Em 1986, a Comissão de Melhoramentos mandou-a restaurar  passando desde então a servir toda a povoação.


Mega Cimeira
Mega Cimeira fica situada
 

Inicialmente havia dois lugares, Mega de S. Domingos e Mega d’Aquém. Cada um tinha a sua capela. Mega de São Domingos  tinha como padroeiro S. Domingos e Mega d'Aquém Nossa Senhora das Preces.
Com o passar dos tempos os dois lugares foram crescendo e juntaram-se. 
A capela de S. Domingos foi extinta e o seu santo foi levado para a Capela de Mega d’Aquém. Os dois santos passariam a estar juntos e ambos seriam os padroeiros da aldeia, agora chamada Mega Cimeira.
Esta capela tem gravada na soleira da porta principal uma inscrição com a data de 1724, que se pensa ser a  da sua  construção. 


Seguindo a estrada que acompanha a ribeira da Mega, vamos passar por duas pequena povoações da freguesia de Alvares, que não conheço e das quais não encontrei qualquer indicação para partilhar. São elas:

Varzina

Esta povoação é mais uma das que foi bafejada pela natureza. De grande riqueza paisagística, aqui se pode desfrutar das águas límpidas e frescas da ribeira da Mega, que no açude do Poço das Cabras oferece condições únicas para um banho refrescante.
 

Pisão
 

Esta localidade fica situada junto à estrada que liga Mega Cimeira a Mega Fundeira e faz parte do grupo de aldeias banhadas pela ribeira da Mega. 


Foto: João Reis Antão






Obrigada pela sua presença. Volte sempre.











2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Pose crer que eu volto. Fiquei encantada com o seu blogue. Não conheço nenhum dos sítios citados, embora conheça uma aldeia com o nome de Pisão, também muito bonita, onde existe um parque biológico, freguesia de Carvalhais, concelho de S. Pedro do Sul. Mas Portugal é prodigo em locais que sendo distantes e nada tendo a ver uns com os ouros, ostentam o mesmo nome.
Um abraço e uma boa semana

Anabela Jardim disse...

Achei essas fotos de hoje muito parecidas com uma região aqui em Minas Gerais. Boa semana!