Powered By Blogger

terça-feira, 21 de março de 2017

Tábua

Tábua é uma vila sede de concelho formada por onze freguesias.

O seu topónimo, possivelmente , está ligado à existência de uma antiga ponte  sobre o rio Mondego, feita de tábuas  e que, actualmente, está submersa nas águas da barragem da Aguieira. 

O povoamento da região onde o concelho está implantado, tem origens ancestrais, como o comprovam os vestígios arqueológicos das épocas pré-históricas e romanas.
No século XII, Tábua era honra e julgado dos Cunhas que lhe foi conferido por D. Teresa, filha de D. Afonso Henriques, sem que nunca lhe tenha sido atribuído qualquer foral. 
Em 1853, após a extinção do concelho de Midões, passou a sede de concelho.

Tem como orago Santa Maria Maior.
A Igreja Matriz data do  século XIX e veio substituir a anterior, que ruíra.
O exterior, sem grande interesse arquitectónico, destaca-se  a fachada ladeada por duas torres sineiras.
No interior, o retábulo-mor  e alguns  laterais são recentes, mas  dois dos altares laterais são dos séculos XVII-XVIII. À entrada, encontra-se pia baptismal,  antiga  e com formato octogonal.
O destaque deste templo vai para duas imagens escultóricas: a da padroeira Santa Maria Maior e a da Virgem com o Menino que estão na igreja e outra de Santo André que se encontra na sacristia.
 


Capela do Senhor dos Milagres
Em frente à igreja matriz, fica situada a capela do Senhor dos Milagres, datada do século XVIII, com uma arquitectura dividida em duas partes, uma  octogonal ocupada pelo corpo central do templo e outra rectangular, correspondente à Sacristia e altar-mor.
No interior,   destacam-se o retábulo da capela-mor em talha dourada com a imagem do Senhor dos Milagres  e os dois altares laterais dedicados a São José e Nª Sª da Piedade.

Numa região de muitos solares  brasonados, em Tábua destacam-se:



Casa da Família Soares de Albergaria 
Esta casa brasonada data Actualmente, é propriedade da  Santa Casa da Misericórdia.



Casa dos Milagres –


Casa da Família Caeiro da Matta 

Construída em 1743, situa-se em frente aos Paços do Concelho. Em bom estado de conservação, ostenta na fachada duas escadas em sentidos opostos e as típicas janelas rectangulares.


Em Tábua existem ainda outros locais de interesse. Entre outros, destaco:


Arco da Vila



Antiga Cadeia e Tribunal

Este edifício inicialmente foi tribunal, cadeia, paços do concelho e grémio da lavoura. Actualmente nele funciona a biblioteca municipal.
Pelourinho

Paços do Concelho



Fontanário








Obrigada pela sua presença. Volte sempre.









Sem comentários: