Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Visita à Quinta da Bacalhoa I

Nada melhor para aproveitar um fim de semana de final de Verão, que um agradável passeio, na   companhia de amigos com os quais nos identificamos.



Desta vez, o passeio foi aqui bem perto de minha casa, à Quinta da Bacalhoa em Vila Fresca de Azeitão.
Da Quinta fazem parte a vinha, a adega, o museu  e o famoso Palácio da Bacalhoa, que  actualmente pertencem ao Comendador Joe Berardo. Teve origem no século XV, quando o Infante D. João, um dos filhos de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, ali passava os seus momentos de lazer.



De geração em geração, de venda em venda, sofreu várias alterações ao traçado primitivo. No século XX, abandonado e em mau estado de conservação, foi adquirido pela norte-americana, Orlena Scoville, que procedeu a obras de reconstrução do palácio. Mais tarde, o neto iniciou uma nova fase da Quinta, que a tornou  num dos maiores produtores  de vinho do país.



Do  Palácio fazem também parte,  um magnífico jardim, um pomar, a vinha e a Casa de Fresco com o seu famoso tanque.
Passou pela posse de várias personalidades. De todos eles, destaco Brás de Albuquerque, filho do Vice-Rei da Índia,  Afonso de Albuquerque, que o ampliou e ao qual  se deve a maior parte  deste conjunto arquitectónico.



O actual proprietário fez um grande investimento no Palácio, embelezando-o e transformando parte dele num Museu, onde estão  patentes, entre outros, um importante espólio da azulejaria primitiva em Portugal, bem como várias das obras de arte, que Joe Berardo foi adquirindo ao longo da sua vida.


Saindo para o exterior do  edifício, encontramos um   belo jardim formado por buxos dispostos  num bonito labirinto, tendo uma fonte ao centro e, em volta, um harmónico conjunto de estátuas.  



Seguindo por uma bonita alameda rodeada de muros e bancos revestidos de azulejos, tendo incrustados nas paredes belos medalhões, com os bustos de imperadores romanos, vamos chegar à Casa De Fresco.



Este edifício é formado por três torres que terminam num tanque de proporções generosas e que forma um esplêndido espelho de água.




Como não podia deixar de acontecer numa Quinta vocacionada para a viticultura,  uma grande vinha espraia-se aos olhos dos visitantes, motivando-os para uma prova de vinhos e uma visita à Adega. 




Obrigada pela sua presença. Volte sempre!

Sem comentários: