Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Travancinha

Travancinha é sede duma  freguesia do concelho de Seia, no sopé da serra da Estrela. 
Esta pitoresca aldeia, como muitas povoações da região, é bastante antiga e apresenta vestígios de um velho castro, uma calçada romana e várias sepulturas cavadas na rocha. 

O nome Travanca, diminutivo arcaico de Travancinha, apareceu referido nas ordens régias de D. SanchoI, cuja esposa, D. Dulce, comprou o senhorio desta terra, que mais tarde deixou em herança a sua filha D. Mafalda.
No entanto, a criação da freguesia é posterior ao século XIV. 
O Casal de Travancinha foi outrora um concelho com foral concedido por D. Manuel I, em 1514, possuindo uma Câmara Municipal, Tribunal e Cadeia. 



Testemunho dessa  época, embora bastante degradado,O  o pelourinho ainda se encontra de pé.



O orago de Travancinha é Nossa Senhira do Rosário.
A Igreja Matriz , provavelmente construída no século XVIII, sofreu obras de  restauro nos anos de 1999/2000 e nela se destaca um retábulo-mor neogótico.
Do património religioso desta localidade, destacam-se ainda:

-Capela de Nossa Senhora da Ajuda;

Este templo fica situado no bairro de S. Gião. 
Nele se destaca a imagem da padroeira construída em granito.

-Capela de Nossa Senhora das Virtudes;

A ermida de Nossa Senhora das Virtudes, foi construída em 1742, como comprova a inscrição no campanário e foi mandada edificar por um fidalgo nobre da zona do baixo Mondego, cumprindo a promessa de ali mandar construir uma capela, se o filho doente se salvasse.

-Capela de Nossa Senhora da Saúde;

Esta era a antiga capela de São Bento e fica situada no Casal. Tem a sua festa anual em louvor de Nossa Senhora da Saúde, no domingo de Pascoela.


-Capela de São Sebastião;

Situado no bairro do Corro, este templo serviu como capela mortuária até Outubro de 2008, altura em que foi inaugurada a casa mortuária entre a igreja e o cemitério.




Fonte: Junta de Freguesia de Travancinha


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!






Sem comentários: